Como a saúde influencia na saúde geral do organismo

Sexy no Inverno: Veja como usar lingerie na estação mais fria do ano
maio 28, 2021
Exibir tudo

Como a saúde influencia na saúde geral do organismo

Muito se sabe sobre a importância de irmos sempre ao dentista para mantermos os dentes saudáveis, o sorriso bonito e a aparência em dia. Também para tirarmos dúvidas de coisas simples, como “qual o tratamento para afta na língua?” e em situações de emergência. Porém, um fato que muitos não sabem, é que a má higiene bucal pode ocasionar outros problemas de saúde, afetando todo o organismo.

Existem mais de setecentos tipos de microrganismos em nossa cavidade oral. Em uma pessoa com a saúde bucal saudável, esses microrganismos podem estar presentes de forma equilibrada, sem causar nenhum dano. Já em pessoas que não possuem uma boa saúde bucal e fazem uma má higienização dos dentes, formam-se placas bacterianas que proporcionam o aparecimento de cáries.

As cáries, por sua vez, podem facilitar a entrada de microrganismos na corrente sanguínea, causando, assim, diversos tipos de doenças agravantes. Veja abaixo quais são essas doenças.

Alguns problemas que podem ser causados pela má higienização bucal

Doenças pulmonares ou cardíacas

Os problemas bucais fazem com que as bactérias trafeguem por todo organismo de forma rápida. Elas são capazes de se movimentar pela corrente sanguínea e causar doenças cardíacas e pulmonares.

As pessoas com diabetes são ainda mais sensíveis a esse tipo de situação, e as suas complicações são geralmente maiores.

Além do mais, as bactérias podem se acumular nos ateromas (placas de gordura que obstruem as artérias), então é importante que fiquemos de olho.

 

Partos prematuros

Os maus cuidados com a saúde bucal podem influenciar negativamente na gestação, então é preciso que uma mulher grávida esteja atenta.

Mulheres com doenças periodontais têm chances maiores de sofrerem um parto prematuro. Além disso, têm um risco maior de desenvolver quadros de pré-eclâmpsia e causar danos ao bebê.

Gestantes também ficam mais sujeitas à gengivite durante a gravidez, então, em todos os casos, tome cuidado e visite um dentista caso observe algo de errado.

Retração na gengiva

A retração na gengiva é uma complicação que ultrapassa os dentes e afeta a gengiva.

É bem comum que esta situação aconteça quando a região começa a acumular placas bacterianas, o que ocorre caso não seja feita uma higienização completa dos dentes.

Isso pode desencadear um processo de inflamação e se não for tratada, a gengiva pode acabar se retraindo e expondo a raiz dos dentes, o que torna a região sensível e suscetível a problemas graves.

HPV

O vírus do papiloma humano, mais conhecido popularmente apenas como HPV, é uma doença sexualmente transmissível que tem a mucosa bucal como uma das suas formas de contágio.

O HPV na boca pode se manifestar com verrugas na mucosa que podem acabar evoluindo para câncer de garganta ou na boca.

Fique atento, pois lesões na gengiva podem ser um caminho para que o vírus se propague.

Câncer e outras lesões

Caso a infecção não seja rapidamente tratada, as células malignas continuarão se multiplicando, o que poderá ocasionar lesões ou tumores cancerígenos. Isso significa que você não deve, jamais, descuidar de sua saúde bucal e manter a higienização e cuidados sempre em dia.

Tendo tudo isso em vista, você consegue ver a importância de cuidar bem de sua saúde bucal para que tenha dentes e saúde impecáveis.

Visite regularmente um dentista e previna que esses problemas aconteçam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *