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L-TRIPTOFANO: UM AMINOÁCIDO PODEROSO PARA A SAÚDE DO CORPO E DA MENTE

Para uma vida saudável, com bem-estar físico, mental e emocional, é necessário estar sempre atento aos hábitos de alimentação, de modo a garantir a ingestão adequada de vitaminas, minerais e outros nutrientes que garantem o bom funcionamento do organismo. Entre esses nutrientes vitais está o Triptofano, ou L-Triptofano, como você irá descobrir ao longo do texto. 

Muitas vezes não é fácil aliar à rotina exaustiva de trabalho, estudo e demais atividades uma alimentação saudável e balanceada. Nós sabemos muito bem. Quando isso acontece, podemos comprometer os níveis de aminoácidos no organismo e, consequentemente, colocar em risco diversas funções essenciais para uma boa saúde. 

Antes de falarmos propriamente sobre o triptofano, cabe uma explicação mais ampla sobre os aminoácidos. De modo geral, eles são responsáveis pela síntese de proteínas. Você pode estar se perguntando como eles fazem isso. Simples. Ligando-se entre si para formar as proteínas em músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas, cabelos, e mesmo alguns hormônios. Bastante coisa, não é mesmo? Ao todo, o corpo humano precisa de 20 tipos de aminoácidos. Desses, ele consegue produzir apenas 11. Os outros 9, por não serem sintetizados e dependerem de fontes externas, são chamados de aminoácidos essenciais.

O triptofano, que mencionamos no primeiro parágrafo do texto, é justamente um desses 9 aminoácidos. Ele possui relação com diversas ações do organismo e é muito importante para os humanos. Acontece que, frequentemente, muitas pessoas não ingerem os alimentos necessários para que o corpo o produza em quantidades suficientes. A seguir, você irá conhecer mais sobre esse aminoácido, bem como suplementá-lo para suprir eventuais déficits. Vamos lá?

PARA QUE SERVE O TRIPTOFANO?

A resposta mais objetiva possível é: para muita coisa. Para entender melhor sua multifunção, este aminoácido é o precursor da serotonina (neurotransmissor responsável pelo bem-estar, sono, apetite e funções intelectuais). Assim, ele é capaz de auxiliar no tratamento da depressão, estresse e mau humor.

Por ser capaz de diminuir a secreção de cortisol, o hormônio conhecido como o responsável pela sensação de estresse, ele também pode ajudar a controlar os sintomas da TPM.

Por fim, mas não menos importante, o triptofano contribui para uma série de funções primordiais do organismo, como o crescimento e síntese proteica de tecidos corporais.

TRIPTOFANO: COMO TOMAR 

Se você chegou até aqui, já se deparou com dois termos para o aminoácido: triptofano e L-triptofano. Vamos explicar a diferença agora. Enquanto o primeiro se refere ao nome do aminoácido, o segundo é a denominação utilizada para a suplementação do aminoácido, aquela tomada por meio de cápsulas para complementar a alimentação quando esta não é suficiente para suprir a demanda do corpo pela substância.

Sobre esse suplemento, a recomendação usual é a de uma ingestão diária de 4 cápsulas. O L-triptofano pode ser consumido em qualquer período do dia, bem como ser incorporado às principais refeições – café da manhã, almoço e janta. Todavia, a recomendação de um médico especialista é fundamental para entender a sua necessidade específica do suplemento e, assim, poder consumir a dosagem mais adequada.

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