Atendendo a pedidos, hoje vamos conversar sobre a loja online e a fatura Riachuelo. A grande varejista presente em centenas de shoppings pelo Brasil chegou à internet com uma proposta inovadora de integração.
Foram dois anos de estudos sobre estruturações internas e sobre as demandas do mercado. Sua plataforma de e-commerce já foi lançada com mais de 15 mil itens a venda, incluindo moda feminina, infantil, teen, geek, masculina, calçados, produtos de beleza, eletrônicos e moda casa.
Se você quer saber mais a respeito dessa novidade, não pode perder a publicação de hoje. Vamos analisar as propostas da Riachuelo e sua estratégia de negócios na internet.
Você provavelmente já ouviu falar em omnichannel ou omnicanalidade. Trata-se da convergência de inúmeros canais de interação entre uma empresa e os seus clientes.
A Riachuelo iniciou os seus negócios na internet tendo isso em mente desde o princípio. Tanto as lojas off-line como as lojas online estão integradas. Para tanto, o sistema da loja virtual custou cerca de R$ 28 milhões e a ampliação/modernização das operações físicas custou em torno de R$ 250 milhões.
A plataforma online oferece em torno de 15 mil itens. O desafio foi encontrar um método para promover a sinergia com o Centro de Distribuição, que fica em Guarulhos.
De acordo com Jonas Ferreira, o principal responsável pelo e-commerce da Riachuelo, essa foi uma tarefa complexa em inúmeros aspectos, especialmente no que diz respeito à capacidade de expedição dos pedidos online e do estoque regular das lojas tradicionais. Porém, a integração foi um sucesso e os esforços valeram a pena.
Quem usufrui de muitos benefícios com esse projeto da Riachuelo é o consumidor. Ele pode comprar seus produtos online e, se necessário, realizar as trocas em lojas físicas. O mesmo se aplica para entregas, devoluções, cancelamentos e suporte sobre dúvidas com relação a faturas.
Os colaboradores das lojas estão preparados para atender o público que faz as compras na internet. O projeto tem como meta para um futuro próximo permitir compras na loja virtual nos próprios pontos de venda físicos.
Segundo a empresa, ter esperado para investir nesse mercado foi bom para a companhia e para a clientela. Isso permitiu observar demandas e encontrar meios de atendê-las.
A interface do site de compras online da Riachuelo foi desenvolvido com uma série de funcionalidades interessantes. O sistema de busca tem customização para que o cliente navegue conforme as suas medidas, por categoria ou por estilo.
A página conta, ainda, com referências de moda. O objetivo é auxiliar o público a escolher as melhores peças para compor looks de acordo com as tendências.
A sessão de suporte e de perguntas frequentes foi bem elaborada. O cliente pode entrar em contato via chat online, telefone, e-mail e nas lojas físicas.
Além disso, existe a possibilidade de baixar gratuitamente um app desenvolvido com acessibilidade para clientes com baixa visão ou deficiência física. O programa é compatível com o sistema do Windows.
E aí, gostou de saber mais sobre o e-commerce da Riachuelo? Até o próximo post!